Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

uma quaresma simples e bonita

26.02.19, Helena Le Blanc

0 Carnaval está aí à porta. Sei disso porque o meu filho já me falou no assunto. A escola até tem outros programas culturais mas o que lhe interessa é só isso: a tarde carnavalesca. Tudo o resto passa-lhe ao lado e muito bem já que têm 6 anos e a brincadeira e diversão é o que vale para ele.

Mas falar de Carnaval é também falar de Quaresma já que somos uma família que professamos a fé cristã e católica. Mas falar de Quaresma não é fácil. Mais simples é... deixar que a Quaresma nos passe ao lado. Cumprir aquela coisa das sextas-feiras (não comer carne) e já está! Estou pronta para a Páscoa. 

Pois, durante muitos muitos anos foi assim que pensei. Depois descobri que posso viver uma Quaresma simples e bonita.

Qual é o truque?

É enfrentar o "palavrão", o chavão e desconstruir, simplificar, desmistificar para construir à minha maneira, à maneira da minha família. Às vezes olhamos para algumas famílias cristãs e pessoas cristãs tão... no caminho da santidade que desânimamos e desistimos logo à partida. Mas não têm que ser assim... Basta começar de forma simples e bonita! É verdade.

Dou-Vos o meu exemplo. 

Eu, uma pessoa muito controladora, tenho listas e mais listas. Tive que fazer mais uma lista: Plano de Quaresma para 2019.

IMG_7692-001.jpg

Não é muito grande (para não desistir só de olhar) e têm coisas simples, entre o "fácil" e o "ser melhor" ou "fazer melhor" vencendo a preguiça e o comodismo. Encontrei várias coisas que para nós (a nossa família) faz sentido mas não tem necessariamente de fazer sentido para outros. É uma receita à medida de cada um.

IMG_7693-001.jpg

Vou partilhar o último item da lista.

Surgiu porque senti dificuldades ao falar da Quaresma, Crucificação e Ressurreição ao meu filho, preparando-o para os próximos dias/mês.

Lembrei-me de uma atividade que se fez há muitos anos na catequese e que veio de uma vivência da família Power (BLOG),(SITE):

- fazer (pelo menos) uma boa ação por dia e por cada uma iremos colocar uma flor ou um coração junto à cruz de Jesus Cristo.

Em vez do pano cor roxa vamos colocar flores e corações. Por cada boa ação ou sacrifício iremos estar a oferecer amor a Jesus Cristo para aliviarmos a sua dor na cruz.

Relembrei-o que cada vez que ele se aleija ele procura alívio (emocional) nos meus braços, num colinho de amor! 

Ele franze a sobrancelha: - É assim que Jesus recebe amor?

Há várias formas de dar amor: quando fazemos festinhas aos cães; quando sorrimos para alguém; quando escrevemos palavras de afeto; quando damos beijinhos e abraços; quando fazemos o que a mãe e o pai nos pedem...

Jesus recebe amor quando fazemos boas ações e sacrifícios pelos outros.

- Ok. - E ele partiu para outra. Estava entendido.

É difícil falar da Páscoa com crianças. Devagarinho chegamos lá, desde que seja simples e visual/tátil. E por (um bom) arrasto, os adultos vão atrás. Precisamos de coisas simples e palpáveis. 

A quaresma pode e deve ser simples e bonita!

IMG_7688-001.jpg

IMG_7689-001.jpg

 

"Deus aperfeiçoa os nossos esforços e completa as nossas obras"

(Teresa Power, Reflexão dominical Domingo IV do tempo Comum, Ano C, 01/02/2019)