Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Uma nova jornada!

09.10.19, Helena Le Blanc

Recentemente, tive a oportunidade de voltar a recomeçar a ler a Bíblia.

Desta vez não são todos os livros da Bíblia mas só alguns, os mais representativos, de forma a ter uma bela ideia do Projeto de Salvação de Deus para a Humanidade e, mais importante, para mim!  

Para tal, estou a utilizar dois únicos livros:

- (Obviamente) a Bíblia - a Bíblia de Jerusalém;

- Walking with GOD - a Journey through the Bible - de Tim Gray e Jeff Cavins, da Editora Ascension West Chester, Pennsylvania.

IMG_2273.jpg

Tenho andado a pensar em dividir e partilhar tudo o que tenho aprendido e descoberto! 

Hoje decidi-me.

Uma viagem pela Bíblia:

São Lucas fala-nos do primeiro grande estudo bíblico: Jesus junta-se a dois discípulos que viajavam para Emaús. Em resposta ao seu desespero pelos acontecimentos de sexta-feira santa, Jesus explica-lhes todas as escrituras para eles perceberem. Ele teve de lhes contar o grande enredo da Bíblia, enquadrar todos os acontecimentos na grande história da Bíblia… a história da salvação da humanidade. E os discípulos compreenderam pois “o seu coração abrasava”. (LC 24, 13—53)

O nosso Pai convida-nos a mergulhar na história do seu mundo, e que envolve grandes mortes, aventuras, paixões, sacrifícios, milagres, batalhas, e muito mais. Nas escrituras aprendemos sobre a fé no Senhor (na vida de Abraão), obediência (na vida de Joshua), coragem (na vida de David), confiança no Senhor (na vida de Maria) e sobre autossacrifício apaixonado de Jesus ao entregar a sua vida na cruz para a nossa salvação. É também na Bíblia que encontramos a nossa própria história de encontro com Deus.

Em qualquer boa história é preciso um enredo com muitos detalhes, acontecimentos e personagens para ter interesse e sentido. A história das escrituras também é um enredo e é exatamente nisso que a maior parte das pessoas têm dificuldades em encontrar o seu significado.

São 73 diferentes livros cujos autores tiveram a mesma inspiração: o Espírito de Deus. Deus é o verdadeiro autor da Bíblia. Utilizou os nossos códigos linguísticos e as nossas culturas das diferentes épocas humanas, para nos mostrar o seu grande amor e ensinar qual é a essência da nossa existência. “A Escritura é una em razão da unidade do projeto de Deus, do qual Cristo Jesus é o centro e o coração aberto” (N.º 112 do Catecismo). Os acontecimentos da história do mundo são mensagens de Deus para nós!

O meu objetivo será imitar a viagem em que os discípulos de Emaús fizeram um estudo bíblico com Jesus. Procurar o maravilhoso sentido do enredo das histórias das escrituras e que resultam num grande e um só plano de Deus (unidade do Projeto de Deus). Para cumprir este objetivo iremos ler 14 livros cujos acontecimentos bíblicos distribuem-se por 12 períodos de forma a visualizarmos a história da salvação, o projeto ou plano de Deus.

Que tipo de leitura estou a fazer? Uma leitura através do coração da Igreja cuja chave é a Eucaristia.

Screenshot 2019-10-10 00.06.00.png