Uma frase polémica
Recentemente publiquei esta foto no meu facebook. Recebi várias reações.
O que costumam dizer é "vale mais só que mal acompanhado", não é isso?
Ouvi muitas vezes esta frase enquanto era educada pela minha avó. E suponho, ao olhar para como nos relacionamos hoje, que não fui a única.
Encontrei esta frase num livro católico (sobre liderança, em que no final tinha uma lista de frases deste género). Achei interessante e guardei-a na minha caixinha.
E, chegou a vez desta frase. Na manhã que a coloquei decidi publicá-la exatamente porque era diferente.
Eu concordo muito com esta frase mas faço a ressalva para a idade.
Se estivermos a falar de um adolescente que ainda não têm todos os esquemas afetivos estabilizados, e os seus valores ainda estão cimentar-se, então esta não é uma frase para ele. Se bem que.... considerando o tempo que me dizem que eles estão nos seus quartos ligados ao pc e aos telemóveis... Mas essa é outra história.
Agora falando de adultos e para adultos: esta frase aplica-se!
Nós somos seres humanos: nascemos num ventre - dentro de outra pessoa; precisamos de ser cuidados e educados por outras pessoas; para nos realizarmos precisamos da ajuda dos outros. Nenhuma pessoa de sucesso é solitária mas líderes de equipas.
Nós somos naturalmente sociáveis. Precisamos dos outros, e os outros precisam de nós! E é nesta perspetiva que nós poderemos ser muito melhores. Se estou mal acompanhado, porque não fazer todo o meu possível para tornar essa pessoa numa boa companhia. As relações nunca são unilaterais. NUNCA.
Jesus, o filho de Deus, o ser divino que encarnou e nasceu homem, fez o quê? Manteve-se junto da sua mãe até quase aos 30 anos e depois pegou num conjunto de pessoas (que não eram as mais extraordinárias da época) e decidiu ser seu amigo transformando-os pouco a pouco. Foram 3 anos de aventuras!
Portanto: Solidão ou Relação?
Poderia dizer muito mais, mas bastam estas perguntas:
- Como é que quero passar os meus últimos dias de vida terrestre? Sozinha?
- E na minha hora da morte? Estarei sozinha?