Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Caras Amigas e Amigos:

 

Antes de mais espero que tenham tido uma Santa noite de Natal e um belo início de Novo Ano!

Eu e a minha família tivemos muito bons momentos e diversas peripécias que tornaram-se "no tempero" destas festas. Se nos mantivermos abertos a todos os imprevistos e circunstâncias, flexíveis e confiantes, estas peripécias são bem vindas porque trazem sempre boas surpresas. É como as moedas, todas têm dois lados! Qualquer acontecimento nas nossas vidas têm dois lados, ficando somente a depender para que lado decidimos olhar.

Claro que se um dos lados da moeda é sofrimento e dor, torna-se muito difícil mas se pedirmos forças a Deus, a Jesus e/ou ao Espírito Santo, quase naturalmente transferimos os nossos sentidos e coração para o outro lado da moeda.

Aproximando-se o Novo Ano eu fiz uma avaliação do ano de 2017 e tomei (mais uma vez) decisões que senti que seriam importantes para mim e para a minha família!

Uma delas foi responder a um desafio de ler a bíblia em 180 dias. Gostei do desafio. Sempre achei que os planos para ler a bíblia num ano eram demasiado longos... Assim quando ouvi este numero senti-me desafiada. Não sei se os 180 dias fizeram eco em mim por causa das minhas memórias infantis mas simplesmente achei que sim.

people-2590997_1920.jpg

Procurei saber mais do desafio e da sua autora (americana) e inscrevi-me. Há um grupo de pessoas que também aceitaram e todos nós formamos uma espécie de club de leitura em que partilhamos as nossas reflexões num grupo fechado do Facebook.

Temos 6 dias por semana de leitura, sendo o domingo o dia de descanso. Para além da leitura e das partilhas também recebemos um email semanal com diverso material (escrito e vídeos) sobre as leituras da semana para quem quer aprofundar mais.

Ao fim da primeira semana estou a gostar muito e muito. Lemos metade do livro dos Génesis, o livro de Job e seis Salmos. É difícil, sim! Mas está a ser um caminho de muitas descobertas. Muito interessante. Exige muita disciplina e gestão do tempo pessoal (com o familiar e profissional). Eu, para além de ler a bíblia e as partilhas dos outros companheiros de jornada, também estou a tomar notas no meu diário espiritual. E por isso não vou poder continuar a escrever posts, pelo menos nos próximos 6 meses. A minha prioridade, neste momento, é este projeto que quero concluir.

books-2158737_1280.jpg

Com a mudança do nome do blog muitos dos leitores habituais deixaram de acompanhar este blog e tenho muita pena. Mas espero que tenham encontrado outros blogs e sites que os alimentem espiritualmente. Há muito material na internet mas é preciso ter muito cuidado porque o Cristianismo é vasto e diverso. Deixo a recomendação: o site das Famílias de Caná (www.familiasdecana.pt).

E por falar em Famílias de Caná, o retiro em Fátima foi refrescante, desafiador, provocante e surpreendente. Houve surpresas, entre as quais a ÁRVORE DE JESSÉ das Famílias de Caná. Aqui fica outra alternativa à atividade Árvore de Jessé:http://www.familiasdecana.pt/blog/da-nascente/em-cana-da-galileia/arvore-de-jesse-com-texto-e-simbolos-novos/

Espero que Vocês também tenham aproveitado mais esta oportunidade de recomeçar, de tomar decisões, de fazer melhor na Vossa vida para Vocês, para a Vossa Família e para o Vosso próximo. 

E não se esqueçam: Vocês são muito especiais para Deus. Ora vejam:

"Antes de te formar no ventre de tua mãe, Eu te conheci; antes que fosses dado à luz, Eu te consagrei...", palavras de Deus. (Jeremias 1, 4-5)

bible-2615221_1280.png

 

"A graça e a paz vos sejam dadas da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo." Ámen. (2 COR 1, 2)

 

bible-2167778_1920.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

De Anónimo a 09.01.2018 às 11:49

Boas leituras, Lena! E depois, já sabes: nada de guardar só para ti o que lês e aprendes! Vamos a partilhar, aqui e na paróquia, porque ser Família de Caná é, como tu bem sabes, uma atitude de partilha constante, de abertura de portas e janelas, sem medo, a quem nos cerca. Ficamos ansiosamente à espera :)

De Anónimo a 09.01.2018 às 11:49

Assinado: Teresa Power :)

De Helena Le Blanc a 10.01.2018 às 23:04

Ola Teresa!

É difícil não te reconhecer pelo conteúdo dos teus comentários!

Ok. Tomei nota. Tentarei partilhar, sim!

Aliás avanço uma ideia que surgiu na minha mente depois de ler o livro de Job (maravilhoso!): um teatro (mais longo do que os que costumamos a fazer). Acho que todo o livro poder-se-ia resumir num pequeno teatro de 45 minutos (pensando de repente sem pensar muito!) em que poderia transmitir uma forte mensagem sobre Deus (e o seu projeto para cada um de nós), o sofrimento (seu grande valor na vida de cada um) e julgamentos levianos relativo aos nossos irmãos (o verdadeiro valor da amizade).
Na Quaresma? Foi o que atravessou a minha mente. Ideias.... que não faltem ideias e sugestões!

Tenho descoberto pequenas coisas, que são imensamente interessantes para mim!
Está a ser muito bom!


Bjs

De Anónimo a 13.01.2018 às 18:12

Bela ideia! Acho que o senhor padre este ano quer fazer o teatro do Filho Pródigo a partir do seu próprio livro (já leste?) A Colina dos Encontros. Anda a falar disso... A tua sugestão pode ficar para outro ano, pois pelo que temos visto, o nosso pároco é pro em encenações :)
Que as Famílias de Caná estejam o mais participativas possível nas suas paróquias, é esse o nosso desejo, seja organizando tempos de Leccio Divina, como falaste, fabrico artesanal de terços, como já propuseste, ou representações! Conta comigo (para dar força, não para representar :)
Teresa

De Marisa Milhano a 10.01.2018 às 18:10

Sim, Lena - tenta ir partilhando connosco de vez em quando, por favor! Adoro sempre ler o que vais escrevendo e partilhando aqui no blog!
Esta ideia parece-me muito boa - podias-me dizer qual o site? ou qual grupo?
Beijinhos para todos

De Helena Le Blanc a 10.01.2018 às 22:54

Ola Marisa

Vou tentar. Obrigada!

Site: uma jovem do leste de Washington - https://www.halliewrites.com/

Aqui poderás ler o que ela escreve sobre si mesmo: https://www.halliewrites.com/my-story

Ela relê a Bíblia no primeiro semestre de cada ano. Acho que ainda poderás inscrever-te. Estamos na segunda semana (não perdes muito!).

Só agora consegui colocar-me em dia no plano de leituras e comecei a ver o material extra que ela fornece. Muito fixe!

Entretanto por sugestão do facebook (estando nesse grupo fechado que ela criou) já entrei noutros grupos (também fechados) sobre a bíblia (especialmente journaling - diários espirituais). Há uma imensidão deles (em inglês). Só entrei nuns poucos. O tempo não dá para tudo (mesmo somente para observar comentários)!

Um abraço especial (e até ao próximo retiro ou acampamento!)

Bjs

De Bruxa Mimi a 17.04.2018 às 17:07

Boas leituras, Lena!
Bjs,
Mimi

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog