Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Tradição #1

24.04.15, Helena Le Blanc

 

IMG_1248.JPG

Num dia destes, na Ribeirinha do Porto, a passear com a minha família, descobri uma coisa. 

Esta descoberta envergonhou-me. Senti-me quase indigna da minha nacionalidade! 

Já tinha visto, por aqui ou por ali, um objeto de joalharia muito trabalhado. O que eu não fazia ideia é que faz parte da nossa história! 

Ao entrar numa ourivesaria, deparei-me com um seguinte cartaz apelativo que dizia o seguinte:

"A História desde coração que representa a cidade de Viana do Castelo, tem raízes religiosas, e surgiu em Portugal em finais do séc. XVIII, com o culto ao Sagrado Coração de Jesus, tendo sido oferecido por D. Maria I para ter um filho varão.

Ele representa a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A parte de cima deste coração representa o amor de Cristo que é tão forte que transborda em chamas. Estas "chamas" são representadas na parte superior des coração.

Trazer este coração ao peito simboliza a devoção, o amor ardente e a dedicação sem igual. Ele exalta os sentimentos puros e fortes capazes de vencer qualquer impossível.

Estes corações são elaborados com um enorme cuidado, são muito meticulosos e muitos deles estão nas famílias minhotas há várias gerações, pois fazem parte das jóias da família. Por serem tecidos com fios de ouro ou prata finos muito enleados tornam-se muito resistentes.

 Embora se tenha passado em Viana do Castelo, a arte da Filigrama é produzida apenas em duas localidades, Póvoa de Lanhoso e em Gondomar."

Achei muito bonito este "nosso objeto" e que faz parte agora da nossa cultura e tradição portuguesa!D.Mara.II_-_A_Pia.png

D.Maria I, a nossa primeira rainha, anteriormente princesa do Brasil, conhecida como A PIEDOSA ou a PIA, pela sua devoção religiosa, fez um voto de que construiria uma igreja se tivesse um filho para herdar o trono. Teve um filho varão e a Igreja, a Basília da Estrela, começou a ser construída em 1779. Portanto, pela mesma altura, "concebeu" este coração tendo-o oferecido com o mesmo propósito.

image2.JPG

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.