Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

O nosso diário: aprendemos, vivemos e partilhamos a nossa Fé.

as surpresas de DEUS!

O nosso diário: aprendemos, vivemos e partilhamos a nossa Fé.

11
Jun18

Sou Católico mas... há coisas que digo não.

Helena Le Blanc

 

Esta coisa da religião, e especialmente a minha (Católica Apostólica Romana) não é coisa fácil! Não é não Senhor!

Há muita coisa que não se percebe, regras e mais regras, contradições entre os procedimentos das Paróquias, Sr.s Padres a dizerem uma coisa e outros a fecharem-se em copas; e para não falar da doutrina, da Bíblia, do Catecismo, das orações e mais orações! Não esqueçamos a Homossexualidade, Ideologia de Género, Aborto, Eutanásia, Divórcio, etc...

São os mandamentos, os sacramentos, a missa todos os fins de semana, aquela coisa de confessar-nos aos Sr.s Padres.... Isto de facto não é nada fácil e a mim, em particular, levou-me anos e anos a perceber (mais ou menos) cada uma delas.

 

Pois.... é complicado! Muito complicado!

É rara a coisa nesta vida que seja tão complicada como esta religião. 

Assustei-me e amedontrei-me, muitas e muitas vezes, mas decidi dar um passo de cada vez.

Comecei pelo princípio: ir à Missa ao Domingo. Uma seca de facto! Mas mesmo assim ia, semana após semana. Em alguma altura eu teria que encontrar alguma coisa, sentir alguma coisa, entender alguma coisa.. Não era possível que tantos seres iguais a mim, melhores do que eu, continuassem todas as semanas a irem à Missa. Não andamos aqui neste planeta todos tapadinhos, certo? 

Hoje, mesmo com a ciência em background, todos nós sabemos que o Homem é físico, cognitivo, afectivo e também espiritual.

Este espiritual, real ou não para muitos, é uma parte importântíssima para o todo. Para nosso bem estar, para a nossa cura física por ex., não podemos ignorar o espiritual, independentemente do que se acredite ou não acredite.

Para ti que és "Católico mas... há coisas que digo não" ou "Nem sei se ainda sou Católico" ou ainda "Não sou Católico mas..." toma uma decisão: procura a verdade. Começa por uma ponta (e há muitas pontas neste novelo) e, passo a passo, vai desenrolando o fio... Pergunta sem medos ou vergonhas. 

Eu, ainda hoje, não concordo com muitas coisas da Igreja, como por exemplo a catequese que se prolonga por tantos anos para as crianças e jovens, ou as cerimónias celebradas à pressa, sem sentimento, sem beleza. Tantas coisas que eu não gosto e não concordo!

Também há muitas leis que eu não concordo e não gosto, que para mim são completamente disparatadas! No entanto não deixam de existir só porque eu não gosto, e se eu não as cumprir terei necessáriamente algum tipo de consequência. As leis existem para colocarem ordem entre todos nós, independentemente de serem boas ou más! E é o que também acontece com as religiões! Cabe-nos a nós descobrir o porquê dessas regras e procedimentos e com a ajuda dos nos nossos irmãos, e do Espírito Santo, tentar fazer melhor, tais como os políticos quando são eleitos, certo?

Nunca esquecer o essencial, o mais importante.

Jesus Cristo, na sua época, disse isto mesmo àqueles que viviam à volta do Templo e que sabiam decor e salteado todas as regras! 

Há algum tempo atrás, numa formação, ouvi uma cientista católica muito conceituada do nosso panorama português a dizer o seguinte: Deus, com todo o amor que têm por nós, transmitiu a Moisés dez regras (mandamentos) não muito complicados para que nós, os humanos, os tomassemos no nosso dia a dia de forma a sermos felizes. Acontece que nós, os tais seres, espertíssimos, pegamos nesses 10 e transformamos-os em 150 regras. O livro da Bíblia "Levítico" é um exemplo. Ainda assim Deus enviou o seu filho Jesus, com uma unica mensagem: "... que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei".

Nós, os tais seres espertíssimos, já aprendemos? 

 

com assinatura.JPG

Sigam-me

Comentários recentes

  • Helena Le Blanc

    Ola!Obrigada Sr./Sr.ª Desconhecido(a).Vou dar notí...

  • Anónimo

    Mudou-se para o sapo e nunca mais escreveu?Dê notí...

  • Bruxa Mimi

    Boas leituras, Lena!Bjs,Mimi

  • Anónimo

    Bela ideia! Acho que o senhor padre este ano quer ...

  • Helena Le Blanc

    Ola Teresa!É difícil não te reconhecer pelo conteú...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Mais sobre mim

foto do autor