Reportagem da nossa Via-sacra
Num dos dias da Quaresma, um grupo de famílias amigas marcou a época com um misto de passeio, oração, brincadeira, e prazeres à mesa.
E sermos católicos é isto mesmo: beleza, verdade e generosidade.
Como assim?
Ora bem, ao escolher um local temos em conta o lugar em si, a sua BELEZA, para que nos fazer sentir bem, muito bem. E nesse local há com certeza sítios únicos. Daqueles que quando os vemos enchemos o torax de ar, ou pelo contrário ficamos ser ar..... O nosso cérebro fica "em suspenso".... E é este momento, muito especial, que nos coloca muito próximos do nosso Criador, de Deus! Quando fixamos o nosso olhar numa paisagem deslumbrante sentimo-nos extasiados, preenchidos, maravilhados, pequeninos, especiais... É bom recordar esta sensação, este momento.. Porque é o que eu acredito que, depois da morte sentíremos ao aproximar-mo-nos de Deus, se tivermos essa grande graça, essa grande recompensa: ficarmos extasiados para todo o sempre!
E antes de pensarmos no local, pensamos nas pessoas. Com quem queremos ir? Nós somos naturalmente pessoas de relação, e como todas as relações, para têm que ser marcadas e pautadas pela VERDADE, sempre pela verdade. Porquê? É a verdade que permite a amizade, a compreensão, o perdão, o carinho, a preocupação e a proteção. E foi esta a mensagem que Jesus nos trouxe de Deus: a Verdade. Só pela Verdade é que poderemos ser livres e construtores, todos irmaos sob a mesma candeia! Não vale a pena ser criativo, ser esquivo ou inventar: o que é preto é preto; o que é branco é branco. Todos somos feitos da mesma farinha do mesmo saco, e como tal partilhamos o bom e o mal que há em nós, na nossa essência (que Deus um dia quis que fosse perfeita... divina!) Portanto, para retomar o caminho, tentar humildemente redimir-nos do pecado original, só temos que recomnhecer o que efetivamente juntos a verdade, porque de forma individual já se viu que só fazemos asneira!
Mas quando estamos juntos, realmente juntos, podemos tudo.... E esse tudo passa por sermos generosos com os nossos outros (seres humanos, irmãos de espécie). Falo da GENEROSIDADE nos diferentes níveis possíveis.... Ser generoso nas palavras, nos pensamentos (esta é a mais difícil para mim), nos meios económicos, nos prazeres da vida! Como é bom partilhar boa disposição, divertimento, um bom vinho, um chouriço assado, um queijo amanteigado, um abraço, uma palavra amiga...
E foi um dia assim que tivemos: várias famílias reuniram-se para passear num local belíssimo, em que a Verdade da Palavra de Deus nos une como plasticina, e naturalmente sentimos a necessidade de estarmos juntos para nos divertirmos, para rezar-mos, para nos alegrar-mos pelas maravilhas do nosso amado Pai Criador!
Vejam a Reportagem que a Verinha fez e as nossas fotos:
REPORTAGEM DA VERINHA: AQUI