Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Quando os filhos imitam os pais...

18.03.15, Helena Le Blanc

Por causa de trabalhos manuais, no ultimo fim de semana, fiquei com uma bolha num dos dedos da minha mão. Foi o resultado da utilização de cola quente. 

IMG_8967.JPG

Na segunda-feira fui pedir um ato de enfermagem para o meu dedo com a bolha, e a enfermeira que me atendeu - uma excelente enfermeira, deu-me, no final, um saquinho plástico com diversos pares de luvas vinil para eu proteger a mão, e subsequentemente o penso.

IMG_8948.JPG

Nesse mesmo dia, eu coloquei uma luva para poder dar banho ao Xavier, o meu filhote. Este observou o processo e o “objeto”, ficando muitíssimo interessado. Perguntei-lhe se queria uma luva. Ele disse que sim. Fui buscar-lhe uma e ele passou o resto do banho a brincar com ela. 

Depois de o vestir deixei-o brincar à vontade durante algum tempo. Pediu-me outra luva. Mal me apercebo estava a colocar ambas as luvas em cada uma das suas mãos e a tentar segurar objetos. Fiquei intrigada. Como é que ele sabia que cada mão poderia usar uma luva e o propósito das mesmas? 
Percebi passados alguns minutos. As ajudantes de ação educativa da creche usam luvas na mudança de fraldas. 

IMG_8947.JPG

 

IMG_8953.JPG

As crianças são seres imitadores por excelência!


Recordei, no ultimo domingo, as diversas vezes que me ele pediu para eu colocar a sua mãozita na concha de água benta (presente na entrada da Igreja) e fazer o sinal da cruz em si proprio. No final de cada benção, ele respondia “Ámen”, sozinho, sem ajuda. 


Lembrei-me as tantas vezes que ele identifica uma cruz, primeiro do que eu, referindo que é Jesus! Sabe quem é a Mamã de Jesus. Aliás, tem no seu quarto um quadro de Nossa Senhora de Caná, feita por uma jovem da nossa comunidade!


Lembrei-me que um dia destes ele imitou-me a fazer a genuflexão, dentro da Igreja! E provocou alguns sorrisos pois além de estar a fazer o gesto, estava a fazê-lo virado para o fundo da igreja, e não para o Sacrário, onde está o nosso Salvador!


A Genuflexão é símbolo de reconhecimento e humildade. Jesus cristo, sendo de “condição divina” não “se apegou à sua igualdade com Deus (…) Por isso Deus o exaltou grandemente, e Lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao Nome de Jesus, se dobre todo o joelho no Céu, na Terra e sob a Terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Livro dos Filipenses, Capítulo 2, versículos de 6 a 11).