Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Os meus planos para a Páscoa

24.03.16, Helena Le Blanc

Tenho andado a matutar e a planificar atividades que ajudem a minha família a preparar-se para o grande acontecimento.

Sinto que são necessárias para não nos deixar esquecer que esta é a festa mais importante, especialmente se anseio por uma vida no paraíso, depois desta vida física.

Na época natalícia é mais fácil. Temos o presépio, a árvore de natal, as decorações alusivas à época, as músicas, e outros. 

Na Páscoa já não é assim tão evidente.

Assim para além destas, também andei a magicar em outras atividades que proporcionem convívio entre a família e amigos para o Dia de Páscoa.

Obviamente que não pude ignorar todos os simbolismos habituais desta época e que têm a ver com a Primavera, uma bonita estação do ano, que festeja o nascimento e a vida de todas as espécies deste planeta. E estes são os que, nesta idade, fazem mais sentido para o Xavier. 

 

Atividades antes da Páscoa:

- Colocação de tecido roxo no nosso canto de oração;

- Pintar ovos de esferovite para fazer um centro para a mesa das nossas refeições;

- Fazer uma fita de coelhinhos para ser pendurado na nossa sala de estar;

- Pintar várias telas para oferecer (Dia do Pai, Padrinho, Aniversário do Avô). Uma delas ficará no nosso hall como recordação esta Páscoa;

- Colocação do ramo benzido - do Domingo de Ramos - no nosso canto de oração;

- Fazer 3 cruzes com paus e cordão e preparar um centro especial para a nossa sala;

 

Atividades para o dia de Páscoa:

- Trocar tecido do canto de oração para branco ( e três dias antes para vermelho);

- Jogo do caça aos ovos no nosso jardim - para as crianças;

- Jogo do caça ao baú do tesouro (dentro de casa) - mais direcionado para os adultos. Preparei um baú (uma caixa especial) e em que coloquei uma prendinha para cada um - adultos e crianças. Vou preparar envelopes com pistas espalhados pela casa. 

- Jogo da imitação. Vou preparar diversos cartões com imagens sobre a Páscoa e a Bíblia. Irei propor a divisão em 2 grupos e um elemento irá tirar um cartão que deverá imitar para o seu grupo adivinhar que imagem. Por baixo da imagem irei colocar uma palavra-chave;

- Jogo das cartas. Vou preparar um conjunto de cartas com símbolos da Páscoa, Primavera e fotografias das pessoas da família e amigos. Cada carta terá um gémeo. O objetivo é ficar sem cartas o mais depressa possível, eliminando-as com os gémeos.

- Para quem preferir, também estará disponível os 4 episódios da "Bíblia", que graças a uma dica de um amigo adquirimos a preço de saldo.

- Propor um simples momento de agradecimento, antes da refeição (almoço ou jantar desse dia) em que cada um deverá completar a seguinte frase: "Obrigada Meu Deus por...."

 

IMG_1189.JPGIMG_0970.jpg

 

IMG_1142.JPGIMG_1201 (1).JPG

IMG_1204.JPGIMG_1211.JPG

IMG_1215.JPGIMG_1217.JPG

IMG_1219.JPGIMG_1220-001.JPG