Oração: litanias de agradecimento
Hoje, ao ouvir algumas pessoas a falaram sobre os seus hábitos de oração, aprendi uma coisa nova fabulástica: litanias de agradecimento.
Litania - sinónimo de ladainha
Litania - significado: oração em que se pede a Deus para ou aos santos para intercederem pelos fiéis; enumeração enfadonha, tipo lengalenga.
Posto isto passo a explicar: a pessoa em questão desenvolveu ao longo dos anos este hábito (quando passeia o cão, quando leva o lixo até aos caixotes de lixo, quando passeia o bebé, etc...). Explicou que o ato de agradecimento é, para a maior parte das pessoas, um momento difícil. Então esta pessoa costuma fazer litanias de agradecimento, tornando este ato de agradecimento a Deus (muito mais fácil) e um hábito diário.
A pessoa escolhe uma pequena conjunção de palavras e como se fosse uma lenga-lenga, uma canção ou um poema e começa a agradecer por tudo o que lhe vêm à mente e ao coração.
Hoje eu experimentei quando dava o último leite do dia à minha bebé e... foi muito fácil! Tão simples!
Escolhi as palavras que seriam repetidas e que significam agradecimento ao Senhor e depois acrescentei o que me lembrava.
Meus Deus, eu agradeço por...
Meu Deus eu agradeço pelo meu esposo;
Meus Deus eu agradeço pelos meus queridos filhos;
Meu Deus eu agradeço pela boa saúde que todos temos;
Meu Deus eu agradeço pela casa em que habitamos;
Meu Deus eu agradeço pelo trabalho que tenho;
Meu Deus eu agradeço pelos dias de férias maravilhosos;
Meu Deus eu agradeço pelo excelente dia que tive;
Meus Deus eu agradeço pelos amigos que tenho;
Meu Deus eu agradeço pelo dia de calor que tivemos;
Meus Deus eu agradeço pela comida deliciosa que comi;
Meu Deus eu agradeço pelas roupas bonitas que usei;
Meu Deus eu agradeço pelos sapatos que tenho;
Meu Deus eu agradeço pelos bonitos acessórios que possuo;
Meu Deus eu agradeço pelo carro que conduzo;
Meu Deus eu agradeço pela capacidade de ajuda que possuo;
Meu Deus eu agradeço pela graça de ouvir e ler coisas interessantes sobre a Fé Cristã;
etc..
Eu penso que não tem que ser por ordem de importância mas há medida que surge em pensamento. Acho que não devemos complicar e tenho a certeza que Deus sabe a real importância que damos às coisas.
Gostei muito de ter feito isto. Vou repetir sempre que me lembrar, talvez associar esta prática a um momento do meu dia a dia.
Sugestão: todos os dias escolher uma frase da litania (lenga-lenga) diferente.
Por exemplo:
Senhor, obrigado por...
Meu Deus, amo-te muito porque...
Senhor meu, sinto gratidão porque...
Meu Deus, estou-te grata por...
Meu Deus, graças te dou por...
...