Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Opções para leituras

22.08.19, Helena Le Blanc

Eu e a minha família estivemos recentemente num espaço comercial que abriu em Aveiro. 

Ao entrar o meu marido e filho seguiram para a área tecnológica e eu e a bebé fomos para os livros, combinados obviamente.
Eu queria dar uma (grande) olhada às publicações mais recentes de quase todos os géneros de leitura. Vi culinária, ficção estrangeira, ficção nacional, romances históricos, puericultura, livros técnicos, livros de gestão, livros de ciências humanas (onde está a filosofia e a religião), etc.. Claro que não pude deixar de reparar nas quatro estantes verticais de livros de auto-ajuda! Quatro vezes mais todos os outros (à excepção dos livros infantis).


Fiquei a pensar...

Porquê tantos livros escritos sobre esta temática?

Porquê tantos livros destes à venda?
O que é que isto quer dizer?
A humanidade está carente? Insegura? Infeliz? Insatisfeita? Doente? Assustada? Mentalmente doente? De coração doente? De alma doente?

Engraçado que a primeira vez que o homem se dirige a Deus registado no primeiro livro da Bíblia, na lenda da Criação são palavras de medo: "Ouvi os teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e escondi-me" (Gen 3, 10)

knowledge-1052010_1920.jpgCom a Internet nunca existiu tanta informação disponível, tantos conselhos, sugestões e vídeos sobre o modo de ter ou fazer; imagens de vidas maravilhosas...

Eduardo de Sá no podcast "Porque Sim não é resposta" em 12/07/2019, respondia à pergunta «Porque tiramos selfies«: "Caímos no vício de registar, registar, registar para mostrar aos outros que vivemos intensamente." Naturalmente que os outros sentirão entusiasmo fazendo igual ou melhor e assim serão super-felizes, não é assim?

Pois, infelizmente (acho eu) não é!

A solidão, a frustração, a tristeza, o medo, a inveja, o ciúme, a amargura vão ganhando muitos pontos.


Com todos estes pensamentos, olhei várias vezes para as Bíblias à venda e senti: o único livro que todos precisamos de ler é aquele! Descobrir o grande enredo que a Bíblia esconde, saber de onde viemos e para onde vamos! 

O grande livro, sobre a humanidade (em que todos os acontecimentos históricos são cenas de capítulos que conduzem a um propósito maior) e sobre a vida de cada um de nós, está ali disponível...
Oiço um jovem rapaz a perguntar pelos livros esotéricos. Pergunto-me o que levará um jovem, de boa pinta, com uma vida cheia de aventuras à espera dele, a procurar esse tipo de literatura! Ele e um amigo.

Decidi comprar um livro que me vai ajudar na minha aventura bíblica: uma breve história de quase tudo. Um livro científico que concentra anos de investigação em linguagem não demasiadamente científica. Perfeito! Aqui está o que eu precisava: para completar a minha leitura bíblica, um livro que me vai mostrar exatamente como Deus têm conduzido a humanidade através do tempo e do espaço.

No prefácio o autor, Bill Bryson, comenta que numa ocasião que sobrevoava o oceano, apercebeu-se que "não sabia absolutamente nada sobre o único planeta em que alguma vez ia viver". Assim ele começou a ler e a coleccionar informação de forma a "ver se seria possível entender e apreciar as maravilhas e os feitos da ciência". Bíblia e Ciência, de mãos dadas, duas faces da mesma moeda.

earth-11008_1920.jpg