Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

O Padre poderia se casar, ou não?

08.03.19, Helena Le Blanc

Este é um daqueles temas controversos.

O Padre poderia se casar ou não?

Todos sabemos que não. A igreja e especialmente o seu representante máximo assim o diz. Mas porquê? Coitados, poderiam ter uma família. Assim não se sentiriam tão sozinhos e se calhar diminuiria drasticamente os problemas de abusos sexuais que têm surgido nos últimos tempos. Se os Padres pudessem constituir família talvez os jovens rapazes homossexuais pensassem duas vezes antes de decidirem enveredar por uma vida eclesial!

Seria muito bom o Padre ter uma vivência familiar, não somente do ponto de vista de filho e tio mas também de pai e de esposo. Talvez assim não haveria falta de Padres. É uma boa ideia! É sim senhor!

 

Mas tenho que dar a mão à palmatória, por várias razões indiscutíveis:

- Na Bíblia São Paulo disse assim à comunidade Coríntia (Grécia): "Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor. Quem tem esposa, cuida das coisas do mundo e de como agradar à sua esposa (gosto muito desta parte), e fica dividido. Assim também, a mulher solteira e a virgem cuidam das coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e espírito. Mas a mulher casada cuida das coisas do mundo e de como possa agradar ao marido (e claro está, vice-versa). Digo isto para vosso bem, não para armar uma cilada; simplesmente para que façais o que é mais nobre e possais permanecer sem distracção junto do Senhor". (1Cor 7, 32-35)

- Se eu me queixo de pouco tempo que tenho por dia para fazer tanta coisa, então como é que eu posso pensar que um Padre, para além da sua família, ainda teria tempo para casar, batizar, confessar, acompanhar funerais, administar a unção dos doentes, passar declarações no cartório, ler as orientações internas do Bispo, ir a formações, fazer retiros, organizar campanhas de angariações de fundos a favor dos mais pobres, preparar as missas, acompanhar a catequese de perto, acompanhar os grupos de cântico, os leitores, a comissao fabriqueira e outros grupos existentes na paróquia? E isto tudo multiplicado por exemplo por três? Pároco de três paróquias por exemplo como muitos são; de três e muito mais!

IMG_7721-001.jpg

- E a sustentabilidade? As despesas de um Padre não são as mesmas que as despesas de uma família! Se ele, casado e sendo padre, está ao serviço de Deus e da comunidade, esta no mínimo deveria sustentar a sua família, certo? Como é que funcionaria? A vida tá difícil, não é? E nem quero imaginar-nos, nós ovelhas do seu rebanho, a reparar nas despesas que ele faria ou a sua esposa... 

- A idade do Sr. Padre. Imaginem um Padre casado, com por exemplo 3 filhos, já entradote na idade! Como é que ele poderia dar conta do assunto? 

E estas são os factos que eu, assim de repente, vejo. Mas com certeza que existem mais para que um Padre não possa ter uma família com esposa e filhos. 

O Padre já tem muito com que se amanhar e ter uma família dá muito trabalho mas é tão bom! Maravilhoso!

 

IMG_0884-001.jpg

 

"Estás ligado a uma mulher? Não te separes.

Não estás ligado a uma mulher? Não procures mulher.

Contudo, se te casares, não estarás a cometer pecado;

e se uma virgem se casar, não comete pecado.

No entanto, essas pessoas terão que suportar fardos pesados,

e eu desejaria poupar-Vos".

(1 Coríntios 7, 27-28)

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Helena Le Blanc

    21.08.19

    Dona Natália
    Agradeço o comentário e a clarificação da questão.

    O Mundo mudou mesmo, e muito!
    Obrigada.
    Um abraço
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.