E agora, depois da Páscoa?
Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!
E agora...
O que fazer?
Como continuar a estar em comunhão com o nosso Senhor? Como ser Igreja Doméstica? Como fazer liturgia, adoração, familiar?
Nós, cá em casa, mudámos a decoração do nosso canto de oração.
Trocamos a cor para o branco: procuramos um pano bonito, à altura da ocasião.
Colocamos a nossa vela especial da Vigília Pascal, o nosso círio. Recolocamos as nossas imagens: Jesus no centro, do seu lado direito Maria, do lado esquerdo São Tiago de Compostela (o santo do meu marido), Santa Helena (a minha santa), o São Francisco Xavier (do meu filho Xavier) e a Santa Ana (da minha filha). Como já me fizeram notar (a minha mãe), falta uma santa que quero ver se a encontro na melhor oportunidade.
Estamos prontos para rezar uns minutinhos todos os dias antes dos mais novos (e a avó) irem para a cama. Preparei uma oração diferente, para esta época. Nada melhor que o Credo dos Apóstolos. A oração pela qual professamos a nossa Fé. Fiz cinco cópias e "forrei" com plástico (micas que cortei e usei fita cola para "selar"). Assim é uma oportunidade para o Xavier, o meu marido (em português) e a minha mãe decorarem e eu meditar nas palavras já decoradas.
Assim, para além das 10 Avé-Marias e um Pai Nosso, vamos rezar nestes próximos dias (Oitava de Páscoa) o Símbolo dos Apóstolos.
Eu decidi ler o Livros dos Atos dos Apóstolos, o Evangelho do Espírito! Não há melhor época do que ler a seguir à Páscoa. Este segundo livro de São Lucas relata as aventuras dos Apóstolos. Podemos observar como a Igreja, sob a direção do Espírito Santo, passou de forma incrível de um pequeno grupo em Jerusalém para um movimento que se espalhou por todo o Império Romano até à própria cidade de Roma.
E Vocês, depois da Páscoa, o que vão fazer?