Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Como é que eu comungo?

06.03.19, Helena Le Blanc

Eu comungo em 5 segundos ou menos.

Entro na fila para comungar, distraio-me entretanto com o meu marido que está à minha frente ou atrás de mim, até que chegue a nossa vez. 

No momento crucial faço o esforço para que toda a minha atenção (cérebro, olhos, ouvidos, coração) esteja naquele momento. Tento estar de "corpo e alma" naqueles 5 segundos. São 5 segundos. 

Vejo a pessoa que apresenta a hostia consagrada e olho para hostia, num bom olhar de ver. Abro a boca e recebo-a na minha língua. Termino olhando e sorrindo para o Acólito.

Volto para o meu lugar. Às vezes distraio-me no caminho, sorrindo para as pessoas que conheço numa forma de cumprimento. Chego ao meu lugar e ajoelho-me.

Concentro-me na minha boca e direciono os meus pensamentos: aquele momento é de Deus, de Jesus e meu. Um momento a três muito intímo. Normalmente agradeço tudo o que tenho.

Houve uma altura que recebia-a na minha mão (mão direita em cima da esquerda para depois, antes de me virar, tomar a hostia ali ao pé do Sr. Padre ou Ministro para que tenham a certeza que eu a coloquei na minha boca).

O que é que mudou?

 

Durante anos eu não pude comungar. Tinha-me juntado ao meu marido, na altura namorado. Viviamos juntos (dormindo numa só cama) sem estarmos casados e por isso eu não poderia receber o Corpo de Cristo.

Não podia? Não. 

Se eu dividia o meu Corpo humano com uma pessoa relativa à qual eu não tinha assumido um compromisso público e não tinha recebido a benção de Deus, então eu não poderia receber o Corpo de Cristo. 

Ora vejam no meu ponto de vista: quando eu decidi partilhar o meu corpo com outra pessoa, essa pessoa passa a fazer parte de mim e eu dele. Nós tornamo-nos num só. Cada vez que duas pessoas decidem partilhar o seu corpo um com o outro tornam-se num só (Corpo e Alma). Na cerimónia do casamento ouvimos isto mas não é preciso casar para ser assim. Porquê? Porque a minha intimidade foi conhecida por outro e eu idem aspas: o seu afeto, a sua fragilidade, o seu comportamento íntimo, o seu riso mais puro, a sua respiração mais intensa,  o seu eu desprotegido...

Eu passei a ser dele e Ele meu.

Agora existiam dois problemas, como já referi:

- Não assumi um compromisso publico. Andaria eu a brincar com ele, com o meu corpo ou com os outros? 

- Não recebi a Benção de Deus. Quer dizer que na relação a dois que eu tinha com Deus (Eu e Ele) eu introduzi mais uma pessoa sem pedir a sua Bênção. Exatamente porque "eu" deixei de ser só "eu" mas com o meu namorado passei a ser eu/ele num só. Acontece que a partir do Batismo o meu corpo começou a pertencer a Cristo. Jesus sacrificou-se para minha rendição e subsequentemente tem o previlégio e o direito sobre mim.

Na comunhão aquele momento a três tinha desaparecido. Portanto não comungava mas participava na Eucaristia, pois eu continuava a ser filha amada de Deus.

Não foi o fim do mundo. Haviam boas notícias nisto. Quais?

- É que a minha relação com o meu namorado não teve menos valor do que as relações dos outros, já que eu era dele e ele é meu. A Bíblia diz isto mesmo: a partir do momento que partilho a minha intimidade com outro, eu e ele passámos a ser UM SÓ CORPO E UMA SÓ ALMA

Não era mais nem menos que os outros. Simplesmente não poderia participar na comunhão, um momento íntimo com Deus e Cristo. Existem outros meios para alimentar e aprofundar a esta união; davam-me é mais de trabalho já que tomar o Corpo de Jesus é a forma física previligiada para fortalezer e enriquecer esta relação.

 

Quando me casei pela Igreja comecei a comungar na boca. É demasiado especial! Senti muito a sua falta!

adult-black-and-white-body-of-christ-161081.jpg

 

"E Vós não sabei que aquele que se une a uma menina da vida forma com ela um só corpo? Pois assim está na Escritura: os dois serão uma só carne."

"Não sabeis que o Vosso Corpo é templo do Espírito Santo, que está em Vós e vos foi dado por Deus? Vós já não pertenceis a vós mesmos. Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate."

(I Coríntios 6, 16-17; 19-20)

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.