Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Catequese familiar: será assim tão difícil?

24.11.15, Helena Le Blanc

IMG_5399.JPG

IMG_5398.JPG

Encontrei esta pintura no museu! Fiz zoom e tirei uma segunda foto: uma mãe a ensinar ao filho quem é Maria, a Imaculada Conceição!

Esta pintura foi feita há muito tempo e parece-me que, pela linguagem não verbal da criança, esta mãe enfrentava o mesmo tipo de problemas que hoje continuamos a enfrentar, ou seja o desinteresse da criança. 

As crianças naturalmente interessam-se pelas brincadeiras, jogos e novidades. Faz parte. É através das brincadeiras e jogos que aprendem e crescem. Obviamente é difícil manter uma criança interessada num espetáculo ou num teatro (que não seja especificamente infantil), numa conversa, num poema, num programa de televisão de adultos, etc.... Assim, apesar de ser difícil insistimos com a criança para ir à escola e aprender, ir ao museu e aprender, ouvir a nossa conversa e aprender....... mas e ir à Igreja e aprender as coisas de Deus? Somos da mesma forma exigentes? Porque a vertente espiritual faz parte do ser humano e tem a mesma importância que a nossa vertente cognitiva, afetiva e física, certo?

Parece-me que, apesar da relutância da criança, esta mãe não desistiu, e continuou a fazer o seu trabalho de mãe junto da sua criança que, para ser feliz, precisa de conhecer as coisas de Deus!

Mas como fazer?

- Apontar e dizer: é Jesus; é Maria, a Mamã de Jesus; é a casa de Deus; é a bíblia, o livro com as histórias de Deus; é um terço com o qual rezamos;

- Rezar para agradecer as coisas boas que temos na nossa vida;

- Benzer antes de sair de casa;

- Rezar o Pai Nosso quando passa uma ambulância;

- Rezar um agradecimento a Deus antes de começar a comer;

- Pedir a bênção ao Sr. Padre;

- Etc...

 

Nós obrigamos as crianças a irem à escola e aprenderem a escrever e a ler. E isto faz sentido para as crianças  porque os seus pais sabem ler e escrever, e sabem muitas muitas coisas. Todos os dias são confrontados com isso e testemunham que é importante irem à escola e aprender.

Agora, fará sentido nós obrigarmos as crianças a irem à catequese, quando nós (pais) não passamos cartão a Deus?!