Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma católica com sérias dificuldades no caminho da santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma católica com sérias dificuldades no caminho da santidade!!!

Cartões para rezar: muito fácil!

18.02.21, Helena Le Blanc

Todas as noites, a família reúne-se no nosso Canto de Oração, uma salinha que temos que é mais acolhedora, junto dos quartos.

Este espaço, para além de nos juntar para rezar, contar histórias e fazer jogos, também é utilizado para ver televisão ou ler.

Meia-hora antes da hora de deitar, reuni-mo-nos neste espaço para estar com Deus. Como o fazemos?

Acendemos a nossa vela pascal.

Um dos adultos lê uma história infantil bíblica. Depois falamos sobre essa história partilhando opiniões e exemplos dos dias de hoje.

Por ultimo terminamos com uns cartõezinhos que têm feito sucesso. Houve alturas que já tivemos uma oração, uma consagração, uma lituânia, uma novena, etc... Agora, neste momento temos estes cartões que ajudam à oração mais livre.

Como assim?

A ideia surgiu numa família que achei interessante. Então adaptámos para a nossa família.

Preparei diversas frases (dentro do género) no computador. Imprimimos. Cortamos cartões em cartolina e o Xavier, o meu filho mais velho, fez o resto, ou seja, nas revistas que temos desatualizadas (e guardadas para trabalhos manuais) procurou imagens para recortar e colar ilustrando assim a frase. Depois de tudo recortado e colado, plastificou (com máquina).

IMG_4178.jpg

Como os utilizamos?

A Carolina (a minha filha mais nova) pega no conjunto dos cartões, como se de cartas se tratasse, e apresenta a cada membro da família para tirar um cartão (sem espreitar).

Há dias que queremos tirar mais do que um cartão.

Depois, vez à vez, cada um lê o seu cartão. 

IMG_4180.jpg

Há cartões que são somente inícios de frases e o próprio têm que a completar. Outros cartões que, igualmente inícios de frases, são para todos responder. E ainda há cartões que o próprio só lê e todos ouvem. 

IMG_4181.jpg

Muito fácil.

Todos sentem a "leveza" do momento mas que ajuda a chegar ao íntimo e a traduzir por palavras as emoções. Esta é uma forma que cria habituação à intimidade com Deus, o nosso querido Pai.

IMG_4182.jpg

Terminamos benzendo-nos com água benta e apagando a nossa vela pascal.

 

E Vocês, têm sugestões para nós?

 

Que Deus Vos proteja.

 

1 comentário

Comentar post