As férias em Castelo de Paiva (parte 1)
Estamos em plena época de férias e já tivemos umas mini-férias.
Fomos para uma casa em turismo rural. Decidimos "fugir" das praias e das multidões desta vez,e ir conhecer uma região do nosso país. Como estamos no verão, era importante haver água em algum sítio. Assim surgiu o Rio Douro e Castelo de Paiva.
Ficamos na casa "Bernardes House". A casa foi recuperada e está muito bonita. Bem preparada e apetrechada para os seus hóspedes, e muito acolhedora para toda a família. Pois claro que levamos os nossos animais connosco. Esperava-os um lindo e excelente quintal (com árvores de frutos, flores, horticultura, animais domésticos) em que puderam explorar ao pormenor e detalhe.
Alguns dias, interpolados, foram dedicados à praia fluvial. A praia que encontramos tinha poucas pessoas. Um dos dias estava vazia. Tinha uma grande superfície de água baixinha. O chão/areia era um pouquinho mais duro mas nada que não se aguente.
Tivemos um dia dedicado à cultura. Visitamos as Aldeias de Xisto e o Museu de Arte Sacra do Convento de Arouca, e que chegamos mesmo a tempo de integrarmos uma visita guiada. Foi uma maravilha!
Num outro dia fomos visitar uma barragem. Percebemos como funcionam as comportas e como passam as embarcações de um lado para o outro.
Fomos ver a Ilha dos Amores.
Dois dias dedicamos à exploração do local onde a casa está situada. A pé percorremos os caminhos observando o rio e as casas.
Visitamos duas Igrejas, as que encontramos abertas e disponíveis. Publicarei posts futuros à cerca destas.
Estas foram as principais ocupações dos nossos dias.
Tivemos outras ocupações mais pequenas mas não menos importantes:
- Atividades religiosas - Todas as noites, antes do Xavier ir para a cama, fizemos a nossa pequena oração familiar. Levei uns pequenos livros que encontrei numa livraria, com autocolantes para preencher a "cena" da história. O Xavier gostou muito. Levei também o meu crucifixo que nos acompanhou e que no fim da oração, em vez do sinal da cruz com água benta, fizemos o sinal da cruz terminando com um beijinho ao Jesus na cruz.
De forma natural surgiu o momento do agradecimento. Começamos a agradecer a Jesus todas as coisas boas do dia enunciando-a e dizendo "Obrigado Jesus".
No domingo participamos na Missa local, e que merece a publicação de um post exclusivo.
- Atividades didácticas - Preparei alguns cadernos e revistas infantis para levar para as férias, com cores, tesouras e cola. Comprei na papelaria e loja dos chineses. Encontrei uns livros interessantes: os Cubolândia. Construção de veículos, animais e heróis em cartolina/papelão.
Tiveram um grande sucesso junto do Xavier e de um amigo que ele fez, vizinho da casa.
O Xavier teve poucos momentos de televisão. Todos os meios de entretenimento tecnológicos estiveram oficialmente de férias, pois também precisavam de descansar.
Obviamente que o meu filho teve momentos de aborrecimento, e que são maravilhosos para "acordar" a criatividade ou obrigar ao relaxamento.
Vejam a magnifica paisagem da parte do quintal da casa:
E por falar em paisagem, foi muito bom fazer as refeições no quintal da casa
ou junto ao Rio Douro:
Estes 7 dias de férias foram uma surpresa de Deus, e nunca teria pensado se não fossem as Famílias de Caná e as suas experiências e partilhas!