Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Adão e Eva: qual é a verdade?

28.06.15, Helena Le Blanc

Num destes dias, fui a um almoço de trabalho, com gente muito importante, local e do estado central.

Fiquei junto de uma pessoa que conhecia muito bem, mas as restantes pessoas, apesar de estar habituada a vê-las em eventos, nunca tinha realmente falado com elas.

Assim, tal como tinha falado no post um almoço de trabalho relembrei o esquema destas coisas, e comecei a elencar mentalmente os temas que eu poderia trazer "para a mesa" para que, todos nós, por força das circunstancias ali reunidos, pudéssemos ter uma refeição agradável.

Conversa puxa conversa: planos para férias, onde trabalha e o que faz especificamente, gosto do que se faz, a crise económica, a juventude de hoje, a religião... E lá estava outra vez! A religião. Eu preparei-me para segurar, com garras e dentes, aquele assunto em cima da mesa.

Disutimos as diferenças de estilos entre os Sr.s Padres e as paróquias.

Alguém, de repente questiona-me:

- Eu tenho muitas dúvidas, e vou começar pela primeira: a história de Adão e Eva. Eles tiveram dois filhos machos. Como é que procriaram e surgiu o resto das pessoas? Como é que a Igreja explica essa história quando estamos fartos de saber da ciência que essa descrição do surgimento da raça humana não é verídica.

Eu retorqui:

- Apesar de ser Católica praticante, também tinha muitas dúvidas, e que estava todos os dias a aprender. Depois, relativo a ADÃO E EVA, respondi que a ciência não é uma inimiga da Igreja. Aliás, muitos dos cientistas que ficaram na história, eram padres e monges. A Igreja, se alguma vez na sua história fez alguma confusão e perdeu-se, já não é a realidade de hoje. A igreja não afirma, de todo, que a história de Adão e Eva é a história do nascimento da humanidade. A Igreja aceita a teoria do Big Bang, e nem tem pretensões em ir fazer o trabalho desta ou de a substituir! A história da Criação é uma bela história, que tem uma mensagem forte para todos nós. É uma analogia, uma história com uma mensagem moral, tal como as histórias infantis tradicionais. Eu, pessoalmente, acho que é um belo poema.

- Mas porque é que não dizem isso às pessoas?

- Se calhar dizem, as pessoas é que não ouvem - respondo - Mas as pessoas também não perguntam. As pessoas calam-se e afastam-se da Igreja sem perguntar!

- Pois, os Padres....

- Os Padres têm defeitos. São homens como nós, e são melhores ou piores na sua missão, como nós somos no nosso trabalho. Portanto, quem é católico deve procurar a Paróquia ou a missa que vai ao encontro das suas expectativas. Ninguém nos obriga a ir à Paróquia onde residimos, pois não?

Não nos agrada um ou outro aspeto? Então devemos tentar mudar isso e não nos afastar. E esta é a grande diferença entre os Católicos praticantes e os não praticantes. Se mantivessemos todos unidos, à volta do altar, a Igreja seria diferente. O espírito santo atua através da unidade da Igreja.

Nós, os católicos praticantes, não somos tolinhos e ceguinhos. Também vemos e sentimos as coisas e queremos o melhor para nós e para as nossas famílias!

E como exemplo falei do movimento das Famílias de Caná.

IMG_3131.jpg

Algumas crianças das Famílias de Caná, a divertirem-se "à grande e à francesa", num dos nossos encontros!

14 comentários

Comentar post