A verdadeira Cruz de Jesus Cristo: onde está?
Hoje, dia 3 de Maio, celebrava-se nos tempo antigos, a festa da "invenção da Santa Cruz".
A palavra "invenção" tinha o significado de encontro ou descobrimento.
Significa que há uma tradição/história relativo à descoberta da verdadeira cruz em que Jesus Cristo morreu crucificado, em Jerusalém.
Onde está essa Cruz? Foi descoberta? Se sim onde é que ela pára?
E esta é a minha ultima surpresa relativo ao meu nome próprio!
Santa Helena, com alguma idade, pediu ao filho (o Imperador Romano Constantino I) que a ajudasse a mudar a sua residência para Jerusalém. Ela queria visitar todos os lugares por onde Jesus passou, desde o seu nascimento até à sua morte. O seu filho acedeu colocando à sua disposição todos os meios necessários.
Quando Santa Helena chegou a Jerusalém constatou que o seu filho já tinha mandado demolir todos os edifícios pagãos que tinham sido entretanto construídos nos lugares santos.
Mas ela tinha em mente uma coisa diferente: encontrar a verdadeira cruz do Senhor.
O que é que teria acontecido com essa Cruz?
Mandou fazer escavações no Calvário. Encontraram 3 cruzes, muito idênticas no dia 3 de Maio de 326 d.c.
Qual delas é que seria a verdadeira?
Santa Helena decidiu testá-las. Tinha conhecimento de uma senhora bastante doente. Aproximou cada uma das cruzes tocando na dita senhora. A doente recuperou totalmente de saúde ao ser tocada pela terceira cruz.
Este exercício foi acompanhado, para além da Santa Helena, também pelo Sr. Bispo S. Macário.
Mal perceberam qual era a verdadeira cruz, levaram-na em procissão para a cidade, prestando-lhe grandes homenagens.
Então a verdadeira cruz foi encontrada. Mas nos dias de hoje, onde é que ela está?
Esta cruz foi dividida em 3 partes. Uma ficou em Jerusalém, outra foi enviada para Constantinopla e a terceira para Roma.
Em Roma, a Santa Helena mandou construir uma Basílica para acolher esta relíquia: Basílica de Santa Cruz em Jerusalém. Na época todo o chão foi revestido com terra de Jerusalém.
Em Constantinopla o Imperador Constantino recebeu-a com muita alegria. O que aconteceu depois? Não encontrei nenhuma informação relativo a esta parte da cruz.
Em Jerusalém, Santa Helena fez erguer a Basília do Santo Sepulcro ou da Ressurreição ou da Santa Cruz para guardar a principal parte da cruz.
Com o Concílio Vaticano II, a Festa da Santa Cruz, em 3 de Maio, juntou-se a outra festividade: a Festa da Exaltação a Santa Cruz celebrada em 14 de Setembro. Esta têm outra história, que fica para um futuro post.
"Nós Vos adoramos, e bendizemos, ó Jesus,
que remistes o mundo pela Vossa Santa Cruz!"
Tenho que descobir a minha cruz! E é fácil!
Agora beijá-la, abracá-la e procurar levá-la dignamente é que é muito mais difícil!
- Jesus, tu num corpo humano, como é que conseguiste? Como é que o fizeste, quando Príncipe da Terra e dos Céus, poderias ter parado tudo e resolvido com um simples dedo ou pensamento! Como deve ter sido difícil beijar, abraçar e levar a cruz, obedecendo ao grande Pai! O teu amor é grande e infinito!
Curiosidade / desafio:
Para escrever este texto, para além do Livro da história de Santa Helena, apoiei-me num blog brasileiro interessantíssimo que encontrei: "Capelas de Santa Cruz". Todos os posts são sobre a Cruz. O seu autor faz pesquisa (e recebe informações) sobre todas as igrejas e capelas que têm o nome de Santa Cruz, para além de explorar a temática.
Mas percebi uma coisa: não têm nenhuma Igreja ou Capela portuguesa.
E se lhe enviassemos material?