Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

O nosso diário: aprendemos, vivemos e partilhamos a nossa Fé.

as surpresas de DEUS!

O nosso diário: aprendemos, vivemos e partilhamos a nossa Fé.

08
Jun18

A herança de uma religião!

Helena Le Blanc

Eu poderia dizer: "Estou perdida!" ou "Estou confusa! Não sei o que pensar!"

 

A Vida apresenta-nos acontecimentos, surpresas, que muitas vezes nos tiram o "norte". Acho que todos nós já sentimos essa sensação. Eu, pelo menos, já o senti, e muitas vezes. Posto isto e retomando as minhas primeiras palavras, eu digo: Deus baralha-me imenso! ELE consegue lançar a confusão quando eu menos espero, da forma mais inesperada possível e pela qual não consigo deslumbrar nenhum desfecho!

Eu digo isto porque sou católica, crente em Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. E esta minha crença foi herdada, tal como herdei a cor do meu cabelo, a minha cor de pele, o meu país, a minha língua, a minha cultura!

Obviamente que nesta herança há partes que ainda não se podem escolher, pelo menos utilizando os métodos tradicionais de conceção, e outras que não se podem mesmo escolher e que estão entranhadas na família. Mas há a parte da crença que efetivamente se pode escolher (nos tempos de hoje): escolher dizer que sou católico mas não praticante; escolher dizer que se fez tudo o que havia a fazer na Igreja mas não se acredita; escolher dizer que não sabe muito bem...

É bom poder-se escolher e decidir, mas também é muito bom confiar... confiar nos nossos ancestrais que viveram mais do que nós; que sobreviveram a muito e que, no mínimo, para isso não foram nada burros.... pelo menos menos burros que nós somos hoje.

Herdei, aceitei, mas sem quase nada perceber: simplesmente confiei. Durante a minha catequese fiquei a conhecer Jesus... Cresci com Ele pois literalmente foi o meu amigo secreto. Amava-o muito. Mas a determinada altura, no final da adolescência fui-me esquecendo dele... em prol de outro tipo de afetos...

Afastei-me durante vários anos da Igreja Católica, não aceitando as suas regras e a sua hierarquia pesada! Regressei quando percebi que na Vida eu sentia-me perdida, confusa, dia após dia, sem objetivo final, sem esperança...

No início foi um somente retomar de velhas, mas familiares, rotinas... Ir à missa todos os domingos: uma hora por semana. Não me fazia sentir pior, mas também não me fazia sentir "renascida", especial, maravilhosa, etc...

Com o passar do tempo, de forma quase despercebida, começaram surgir pequenas coisas, algumas até irónicas. Por ex: um convite da minha mãe para ir com ela ao jantar de despedida do Sr. Pároco - o mesmo que enquanto iniciava o seu trabalho na Paróquia eu saía dela.

Tornou-se interessante para mim rever as pessoas da minha comunidade: umas tinham-se casado, outras já tinham filhos... Em cada missa revia (ao longe) alguém diferente.

E passo a passo, naqueles meses, Maria (soube eu mais tarde) dirigia os meus passos para a Comunidade (Paróquia) e para o seu filho. Mas foi Deus que encontrei... aprendi tanto sobre Ele e a sua Igreja ao longo destes anos! 

 

Muitos dizem "que há coincidências". Eu digo que há Deus-Pai nas nossas vidas. Poderemos (na maior parte das vezes) não perceber o que nos está a acontecer e do seu porquê, mas é Deus e o seu imenso amor por cada um de nós! Continuo a ter bons e maus momentos como toda a gente mas não me sinto perdida, sem o "norte". Saber que há um porquê, um propósito, o grande amor de Deus por mim, faz com que eu viva com garra, com alegria, com confiança e felicidade.

Se tu um dia parares (parar mesmo), olhares para trás e relembrares cada acontecimento, cada episódio da tua vida, como se de um filme se tratasse, o teu coração saberá a verdade.

E a real questão colocar-se-á: será que a tua cabeça terá a coragem para reconhecer essa verdade?

 

Xavier foto casamento Preto e Branco.JPG

 

Sigam-me

Comentários recentes

  • Anónimo

    Regular updates to the countdown to the Day of the...

  • Helena Le Blanc

    Ola!Obrigada Sr./Sr.ª Desconhecido(a).Vou dar notí...

  • Anónimo

    Mudou-se para o sapo e nunca mais escreveu?Dê notí...

  • Bruxa Mimi

    Boas leituras, Lena!Bjs,Mimi

  • Anónimo

    Bela ideia! Acho que o senhor padre este ano quer ...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Mais sobre mim

foto do autor