Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

as surpresas de DEUS!

uma católica com sérias dificuldades no caminho da santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma católica com sérias dificuldades no caminho da santidade!!!

A divisão das tarefas domésticas!

05.06.15, Helena Le Blanc

As tarefas domésticas estão divididas na nossa família. Porque eu e o James, antes de nos conhecermos, vivemos sozinhos, entendemos muito bem esta questão. Cada um contribui com sujidade e utilização da nossa casa. Como tal, ambos temos obrigações, em iguais, para limpar, manter, fazer, arranjar, etc...

Eu tenho dificuldades em algumas tarefas domésticas, por exemplo quando se trata de arranjar um problema eletrico, ou em perceber da manutenção dos carros, por falta de conhecimentos. Também tenho sérias dificuldades quando se trata de tarefas de jardinagem, por uma questão de gosto e jeito.

O James tem sérias dificuldades no passar a ferro, na arrumação das coisas, ou no fazer a comida, por exemplo. Umas por falta de conhecimentos, outras por uma questão de gosto também.

Assim, tendo em conta destes dois aspectos, organizámos-nos da seguinte forma:

Helena - cozinhar, passar a ferro, organização das roupas e mudas, arrumação da casa, regar as plantas, lavar e secar a roupa (com as ajudas das maquinas), contactar especialistas quando o meu marido não consegue arranjar alguma coisa, preparar lista de compras e encomendar online, passear os cães, preparar mochila do Xavier... 

James - Pôr a mesa, tirar a mesa, lavar a loiça (com a ajuda da máquina), cortar a relva, manutenção das carros, pagamento das faturas e o gestão financeira, arranjar problemas eletricos ou de manutenção da casa, manutenção dos equipamentos de som, visuais (TV), comunicações e computadores, passear os cães, tirar o lixo...

Xavier - por enquanto vai ajudando mas ainda não lhe foi atribuída nenhuma tarefa oficial, à excepção da decoração do nosso hall de entrada (conforme fotografia).

IMG_1027.JPG

Temos uma ajuda extra para a limpeza da casa.

Acho que ultimamente não tenho andado a cumprir muito bem todas as minhas tarefas, pois uma delas - regar as plantas -  desde ontem que oficialmente passou para o meu marido, depois de ser acusada de "matar plantas". Ele também, ontem, comentou, perante uma expressão minha ao abrir o frígorifico - que não posso esperar encontrar comida quando eu não faço as compras. Hoje de manhã fez-me notar que já é vergonhoso o nível de sujidade do meu carro.

O meu marido é um querido! De vez em quando, decide e tenta cozinhar, ou vai buscar comida feita.

Relativo às tarefas associadas ao nosso filho, ambos fazemos e dividimos de forma muito igualitária. Assim, tanto eu ou o James damos banho, vestimos-o, damos-lhe de comer, etc. O meu marido, desde o primeiro momento, esteve presente, e ambos aprendemos a cuidar do nosso filho. Ele está preparado para que, se necessário, seja o primeiro cuidador. Tanto é assim, que no ano passado, eu concordei em que o James viajasse com o Xavier até ao Canada durante uma semana e meia. O Xavier tinha um ano e meio. Eu fiquei sozinha em Portugal. 

IMG_1247.JPGIMG_1045.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Ontem, depois de jantarmos, pedi ao meu marido ajuda para dobrar uma capa de edredão. O James estava a colocar a loiça suja na maquina e o Xavier andava por ali. Quando nos viu a dobrar a capa de edredão, decidiu desafiar-nos para uma atividade diferente!

Com os devidos cuidados, nós alinhamos!

Foi hilariante!

Ele divertiu-se imenso e nós também!

 IMG_3473.JPGIMG_3483.JPG

IMG_3474.JPGIMG_3475.JPG

IMG_3482.JPGIMG_3479.JPG

Que bela surpresa!