Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

A Confissão - uma oportunidade

20.08.19, Helena Le Blanc

Hoje ao dividir o meu momento da Confissão com o meu marido apercebi-me do quanto este sacramento continua substimado. Percebam: dividi o que achei que poderia dividir, porque afinal este momento é muito pessoal.

Continuando, partilhei com ele o quanto era bom confessar pois é sempre uma oportunidade de esclarecer dúvidas que atormentam e... se tivermos "mente aberta" proporcionam-se sempre conversas muito interessantes! 

Por isso, não posso deixar de dividir umas achegas sobre este assunto.

O Sacramento da Reconciliação é um dos Sacramentos mais difíceis de compreender... Eu própria levei muito tempo a incluir este Sacramentona minha vida como uma oportunidade única de perdão, de união e de alívio!

Antes de cada confissão procuro preparar-me convenientemente, através de um Exame de Consciência. Uso um dos livros que tenho ou faço pesquisa na internet.  Respondo às perguntas escrevendo. Guardo muito bem esse papel e levo-o comigo para o confissionário.

Na última vez usei o livro "Porque que Confessar? Como Confessar?" do Prof. Felipe Aquina / Canção Nova - Edição Cléofas. 

E... tenho que dividir convosco o que li neste pequeno livro sobre a Reconciliação:

"Os consultórios dos psiquiatras estão lotados, porque os confessionários estão vazios (do Papa João Paulo II). A Confissão cura a mente e põe a paz no coração, pois cura as chagas da nossa alma. Além disso faz crescer em nós as forças espirituais para sermos fiéis a Deus."

Um dia eu fui a uma conferência do famoso Psicólogo, Clínico, Psicanalista e autor Eduardo de Sá no Parque da Curia. Nunca mais me esqueci de uma coisa que ele disse: se houvesse mais colinho, não tínhamos metade das depressões! Ora aqui está um belo paralelo a esta ideia! 

"Fico pensando, se um canceroso soubesse que existe o remédio fácil e disponível para a sua cura, mas se recusasse a tomá-lo..., seria uma loucura inexplicável; pois bem, é exatamente assim que fazem aqueles que se afastam deste augusto sacramento".

"A reconciliação com Deus, pela qual o penitente recobra a graça; volta à amizade e à comunhão de Deus. Toda a força da Penitência reside no facto de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade".

"A paz e a serenidade da consciência e a consolação espiritual dá sossego, equilíbrio e felicidade ao cristão; ele não carrega mais o sentimento de culpa que tanto mal faz às pessoas".

Depois de me confessar eu já não carrego o tal sentimento de culpa!

É um grande alívio! 

blonde-2094172_1920.jpg

 

PS - Já falei deste Sacramento nos seguintes posts: 

Confissão.png

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.