Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

A beleza...

18.05.15, Helena Le Blanc

No jornal Correia do Vouga, há bastante tempo, apareceu um artigo que achei do maior interesse, e que era dirigido a todas as Educadoras de Infância católicas. Dava uma grande dica. Apesar do condicionalismo a que estão sujeitas na formulação dos Projetos Pedagógicos / Projetos Educativos de Estabelecimento, se tiverem em conta estes três valores estarão a falar de Deus: verdade, caridade e beleza. Desta forma não precisam de mencionar Deus ou a igreja. Mas se, junto das crianças e restante comunidade educativa, desenvolverem estes três conceitos, estarão a falar d`ELE.

Passados uns tempos, ouvi um podcast em  http://catholicstuffpodcast.com sobre uma peregrinação especial: peregrinação à beleza.

Este site é um dos que acompanho há mais tempo. Infelizmente é uma conversa tida em inglês, entre presbíteros, seminaristas e diáconos. Falam sobre temáticas muito pertinentes e atuais, numa linguagem do nosso dia a dia. Não se inibem de falar de tudo, desde vampiros até a biquínis.

Mas existem dois ou três programas que me marcaram, e que não serão fáceis eu esquecer. Um deles foi exatamente este. Organizaram  uma peregrinação à beleza.

Uma peregrinação, normalmente, é uma jornada empreendida, por motivos religiosos, a um lugar considerado de algum modo sagrado ou milagroso. Peregrino, ou romeiro, é todo aquele que faz uma viagem desta natureza. Mas também peregrino é aquele indivíduo humano ou animal que se dirige de um local para o outro.

 

Porquê à beleza?

IMG_2859.JPG

IMG_3010.JPG

IMG_2767.JPG

IMG_2995.JPG

Estas quatro fotos foram tiradas neste fim de semana. Estive em lugares belíssimos.

Na minha colecção de fotos e memórias, tenho muitas que retratam momentos como estes.

 

O que sentem quando estão perante uma paisagem de grande beleza?

Não se sentem paralisados? Não se sentem perdidos? Não se sentem inspirados? Não se sentem pequeninos? Não se sentem deslumbrados? Não se sentem mais próximos do Criador? Não se sentem preenchidos?

Será que uma bela paisagem, ou um objecto de grande beleza, não poderá ser o ponto de partida para procurar mais? Procurar saber mais? Procurar a verdade? A única e grande verdade do homem?

 

Reflecti muito sobre isto. Observem a vossa reacção perante a beleza. Observem a reacção de outros perante a beleza. 

Quase nos esquecemos, por momentos, de pegar no telemóvel e tirar fotos...

 

A beleza é um caminho para a verdade! E encontrada a verdade, não poderemos deixar de a partilhar...

 

1004486_10153012105410321_1434942065_n.jpg

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.