Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Sexta-feira Santa: a via-sacra

09.04.20, Helena Le Blanc
  Sexta-feira, dia que relembramos a morte de Jesus!  Jesus Cristo morreu só e uma única vez, por todos nós! Ele ressuscitou e está muitíssimo vivo! Neste dia relembramos a oferenda dele: a sua própria vida. Por isso todos nós temos possibilidade de VIVER ETERNAMENTE!  Já pensaste seriamente neste possibilidade? O que acontece depois da morte? A nossa família irá fazer uma via-sacra depois do jantar, no nosso quintal. Com uma grande cruz e velas, iremos recordar o caminho (...)

Quinta feira Santa, a Ultima Ceia do Senhor

09.04.20, Helena Le Blanc
Hoje é quinta-feira Santa, o dia da Ultima Ceia do Senhor, onde Jesus estabeleceu, voluntaria e graciosamente, a GRANDE ALIANÇA com a humanidade, a pedido de seu Pai, oferecendo o seu sangue, o seu corpo, a sua alma e a sua divindade. E foi este ato, ao qual damos o nome de Eucaristia, que: - permitiu estar-mos em comunhão com Deus numa forma que as anteriores alianças (do Antigo Testamento) nunca o tinham permitido; - permitiu juntar-nos à FAMÍLIA DE DEUS, para toda a eternidade.    De (...)

O nosso Tríduo Pascal familiar!

04.04.20, Helena Le Blanc
A Semana da Páscoa inicia amanhã! A Semana das Semanas, a grande vitória do Nosso Senhor sobre a única coisa que o ser humano nada consegue: a MORTE!  Portanto, se normalmente são os adultos que mais vivenciam esta época (erradamente, confesso), este ano temos a grande oportunidade (por força das circunstancias) mudar tudo, adaptarmos e fazer muitíssimo diferente. Eu tenho ando a pesquisar outras famílias, os seus exemplos e experiências, para saber o que fazer e como fazer (...)

Um dia de cada vez!

04.04.20, Helena Le Blanc
Nos últimos dias, por causa da Emergência de Estado e a Pandemia, a nossa vida familiar mudou radicalmente! De uma rotina perfeitamente estabelecida, vi-mo-nos confinados ao espaço de casa! Nós temos sorte que a nossa casa é mesmo uma CASA, com algum espaço exterior.  Como temos vivido os nossos dias? Um de cada vez! Planeámos uma rotina e atividades familiares diferentes.  Vamos ajustando, dia a dia, a rotina. Mesmo que façamos o esforço de a manter intacta, há sempre uns (...)

A vida pós COVID 19

30.03.20, Helena Le Blanc
Os últimos seis meses foram de várias mudanças na minha vida! Deus faz destas coisas: mexe connosco quando estamos confortáveis e seguros. Tenho sentido isso ao longo dos anos. A primeira vez que ouvi tal coisa senti uma estranheza mas afinal o tempo passa e testemunha Deus! Desde o Verão que, por motivos diferentes e em circunstâncias específicas, tive que tomar decisões: decisões no trabalho, decisões na paróquia, decisões na família. E essas decisões resultaram em (...)

COVID 19... não ir à Missa!

28.03.20, Helena Le Blanc
Nestes tempos conturbados (falarei amanhã sobre isso), uma das coisas que mais me preocupou foi o não poder ir à Eucaristia. Como iria ser? Eu preciso de estar com Jesus na Eucaristia: ouvi-lo, através do seu ministro, e senti-lo, através da Hóstia Consagrada. Necessito da sua mão e do seu cajado para continuar no meu caminho de santidade. Por graça de Deus e até ao momento, as circunstâncias proporcionaram-se ao contrário. Eu e o meu marido estamos muito agradecidos. Os nossos (...)

Deus criou-nos para o amarmos tal como Ele nos ama. Como?

19.10.19, Helena Le Blanc
Recapitulando: ADORAR é amar, estar presente, inter-agir, relacionar-se com, pedir, acarinhar, estar em comunhão com... Génesis. Capítulo 2, da 2ª metade da frase (versículo) n.º 4 até ao fim do capítulo 2. Deus criou-nos como Filhos dele. Mas como é que as novas "criaturas" (nós) poderiam realmente entender o AMOR, este sentimento? Como poderão AMAR se não sabem e não conseguem identificar? Isto acontece na idade infantil: não conhecemos os sentimentos, e há medida que (...)

Deus criou-nos. Porquê?

16.10.19, Helena Le Blanc
Génesis. Capítulo 1. Capítulo 2, da frase (versículo) n.º 1 à metade da frase (versículo) n.º 4. Começo por dizer que é um dos textos que mais gosto da bíblia: a Criação! É lindo, uma espécie de "lengalenga".  O que é que eu aprendi? Tanto! Poderei começar por falar sobre a veracidade da história da Criação. Já escrevi sobre isso algures no blog, mas facilmente pode ser pesquisado.  Deixo no entanto três notas: - Há Padres que foram/são Cientistas. Por ex. a (...)

De onde viemos? Para onde vamos?

14.10.19, Helena Le Blanc
Estas são as duas mais famosas perguntas da história universal, da humanidade! Temos uma área da Ciência que se dedica há mais de dois milénios a responder a estas duas perguntas! Eu recordo muito bem que quando comecei a ter Filosofia é que tudo começou a fazer sentido para mim!  Filosofia estuda a essência da natureza humana!  Muitos grandes homens avançaram com teorias para responder a estas duas perguntas! Eu, na minha opinião (e de outros), acho que a Bíblia é o grande (...)

Como ler uma palavra sem vogais?

11.10.19, Helena Le Blanc
E foi assim que a minha viagem começou.  A primeira coisa que chamou a minha atenção foi a seguinte palavrinha: YHWH. Uma palavra, na minha Bíblia, que só tem consoantes! Talvez pelo facto de estar mais sensível às matérias escolares do 1º/2º anos, isto intrigou-me! Obviamente não é a primeira vez que vejo esta palavrinha. Já tinha percebido que era mais um nome atribuído a Deus, entre tantos outros. Um tetragrama (palavra com 4 letras):  "YHWH". Mas como é que se (...)