Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

as surpresas de DEUS!

uma cristã católica com sérias dificuldades no caminho da Santidade!!!

Oração: litanias de agradecimento

21.08.19, Helena Le Blanc
Hoje, ao ouvir algumas pessoas a falaram sobre os seus hábitos de oração, aprendi uma coisa nova fabulástica: litanias de agradecimento.   Litania - sinónimo de ladainha Litania - significado: oração em que se pede a Deus para ou aos santos para intercederem pelos fiéis; enumeração enfadonha, tipo lengalenga.   Posto isto passo a explicar: a pessoa em questão desenvolveu ao longo dos anos este hábito (quando passeia o cão, quando leva o lixo até aos caixotes de lixo, (...)

A Confissão - uma oportunidade

20.08.19, Helena Le Blanc
Hoje ao dividir o meu momento da Confissão com o meu marido apercebi-me do quanto este sacramento continua substimado. Percebam: dividi o que achei que poderia dividir, porque afinal este momento é muito pessoal. Continuando, partilhei com ele o quanto era bom confessar pois é sempre uma oportunidade de esclarecer dúvidas que atormentam e... se tivermos "mente aberta" proporcionam-se sempre conversas muito interessantes!  Por isso, não posso deixar de dividir umas achegas sobre este (...)

Santuário de Fátima (férias de 2019)

19.08.19, Helena Le Blanc
Um dia das minhas férias tinha que necessariamente ser dedicado ao Santuário de Fátima! Quase na reta final consegui! A ultima vez que estive em Fátima (a uma hora e meia de distância) foi em 10 de Junho de 2019 - Peregrinação das Crianças da Catequese. Fui eu e o Xavier, o meu filho mais velho. Foi muito especial para nós os dois! Mas eu queria muito voltar a Fátima! Com paciência fiquei à espera da oportunidade. Já tive tantos momentos bons no Santuário que tenho sempre (...)

Frustração Económica, Política, Social...

19.08.19, Helena Le Blanc
Se até à pouco tempo incomodava-me mas eu aceitava e avançava pragmaticamente procurando respostas ou soluções, agora já “mexe com os meus nervos!”. Na minha área de trabalho habitualmente trabalha-se intensamente dez meses e meio. A meio do mês natalício e mês Agosto a atividade abranda consideravelmente, com pico na ultimo quinzena de Agosto. Penso que é assim de uma forma geral na Economia Portuguesa! Por isso não percebo.... não percebo porque é que é exatamente (...)

O Padre poderia se casar, ou não?

08.03.19, Helena Le Blanc
Este é um daqueles temas controversos. O Padre poderia se casar ou não? Todos sabemos que não. A igreja e especialmente o seu representante máximo assim o diz. Mas porquê? Coitados, poderiam ter uma família. Assim não se sentiriam tão sozinhos e se calhar diminuiria drasticamente os problemas de abusos sexuais que têm surgido nos últimos tempos. Se os Padres pudessem constituir família talvez os jovens rapazes homossexuais pensassem duas vezes antes de decidirem enveredar por (...)

Como é que eu comungo?

06.03.19, Helena Le Blanc
Eu comungo em 5 segundos ou menos. Entro na fila para comungar, distraio-me entretanto com o meu marido que está à minha frente ou atrás de mim, até que chegue a nossa vez.  No momento crucial faço o esforço para que toda a minha atenção (cérebro, olhos, ouvidos, coração) esteja naquele momento. Tento estar de "corpo e alma" naqueles 5 segundos. São 5 segundos.  Vejo a pessoa que apresenta a hostia consagrada e olho para hostia, num bom olhar de ver. Abro a boca e recebo-a na (...)

Esta semana: duas saídas obrigatórias!

04.03.19, Helena Le Blanc
Esta semana temos duas saídas obrigatórias cá em casa:   - Ver um desfile de Carnaval Quando - no dia de Carnaval: Terça-feira! Onde - temos um perto de casa que até projeção nacional: yupi! As multidões e confusão não nos assustam, até torna-se muito mais interessante no Carnaval; Como - como o estacionamento será difícil iremos de Comboio! O que levar - Fatos de disfarce, acessórios, serpentinas, papelinhos (e o lanche); Para quê - esta é fácil. Para nos (...)

Família: não há tempo!

01.03.19, Helena Le Blanc
Facilmente, com amigos, colegas de trabalho ou desconhecidos, a conversa bate no problema do tempo e no problema das crianças e/ou adolescentes de hoje em dia: - o tempo passa a correr; - não há tempo para nada; - os pais não têm tempo para as crianças; - as crianças não têm atenção dos pais; - os pais não dão atenção aos adolescentes; etc... Tempo, crianças, adolescentes, atenção.  ATENÇÃO. É uma palavra que representa todo um universo de dificuldades! Muitas dificuldades. (...)

uma quaresma simples e bonita

26.02.19, Helena Le Blanc
0 Carnaval está aí à porta. Sei disso porque o meu filho já me falou no assunto. A escola até tem outros programas culturais mas o que lhe interessa é só isso: a tarde carnavalesca. Tudo o resto passa-lhe ao lado e muito bem já que têm 6 anos e a brincadeira e diversão é o que vale para ele. Mas falar de Carnaval é também falar de Quaresma já que somos uma família que professamos a fé cristã e católica. Mas falar de Quaresma não é fácil. Mais simples é... deixar que a (...)

A Missa... às vezes dá-me a volta aos nervos!

22.02.19, Helena Le Blanc
A Missa (muitas) vezes dá-me a volta aos nervos! É verdade! E por muitos e diferentes motivos! São tantas as distrações e emoções que me sinto envergonhada, especialmente quando me preparo para a comunhão.     Sei que sou feita de carne e osso, o tal corpo que me impede de sentir (ver e ouvir) verdadeiramente o que se passa na Missa, ou seja, a tal escada que une o Céu e a Terra... Mas sendo eu uma adulta, esposa e mãe, deveria ter maior controlo sobre os meus pensamentos e (...)